quarta-feira, 27 de janeiro de 2010


Ética racionalista ou intencionalista

Kant nasceu 22 de Abril de 1724, viveu e morreu em Konisberg, uma cidade da Prússia Oriental (Alemanha). Filho de um comerciante de descendência escocesa. Recebeu uma educação pietista. Frequentou a Universidade como estudante de filosofia e matemática. Dedicou-se ao ensino, vindo a desempenhar as funções de professor na Universidade de Konisberg.
• Nota inicial: a ética kantina é uma ética racionalista, de natureza deontológica.
Racionalista porque é na razão que se fundamenta a lei moral e deontológica porque a moralidade da acção é determinada em função do dever.



Fundamento da teoria ética de Kant é o conceito de boa vontade ou consciência racional do sentimento do dever, para Kant a vontade é basicamente uma vontade boa e essa vontade boa é quando agimos por uma inclinação determinada pela razão.

Definição do conceito de vontade-faculdade de escolher apenas aquilo que a razão reconhece como necessário ou bom, sem a intervenção de qualquer inclinação, vontade superior, boa vontade que age por respeito ao dever.

A boa vontade
A boa vontade esta submetida apenas a si próprio, e tem um valor absoluto na medida em que é independente dos resultados ou das consequências .
Os dons da natureza quando não estão em sintonia com a vontade boa são apenas qualidades que podem degenerar em defeitos. A boa vontade é boa porque quer agir bem ou seja autonomamente para além de todas as inclinações sensíveis ou naturais..

Sem comentários:

Enviar um comentário